Como embalar bolo caseiro para vender com e sem cobertura

Escolha a embalagem para bolo caseiro ideal para o seu negócio.

Saber como embalar bolo caseiro para vender é bastante útil e prático, principalmente para quem vende essas delícias por delivery ou pronta-entrega para os clientes. Isso porque, elas ajudam a proteger o bolo durante o transporte, impedindo que ele se quebre e até mesmo melhora a aparência do bolo. Mas como embalar bolo caseiro para vender corretamente?

Acompanhe o nosso artigo e veja nossas dicas de como escolher a melhor embalagem para bolo caseiro. Também aprenda o passo a passo de como embalar bolo caseiro para vender com e sem cobertura. Vamos lá?

Dicas práticas de como embalar bolo caseiro para vender

Na hora de escolher a melhor embalagem para embalar seu bolo caseiro para vender é importante se atentar algumas características. Nesse caso, é importante conferir o tipo, material e tamanho, além de claro, se o design te agrada. 

Recomendamos para você 

Conheça quais são os tipos das embalagens para bolo 

Apesar das embalagens para bolo caseiro terem a finalidade de proteger o bolo durante o transporte, o tipo e material influenciam em outras questões. Resistência, aparência e facilidade de embalar são algumas das características que podem mudar conforme o tipo de embalagem. 

Embalagem descartável para bolo: bonita, barata e protege bem o bolo

Embalagens descartáveis mantêm o bolo protegido durante o transporte. Fonte: Galvanotek

As embalagens descartáveis para bolo caseiro são vendidas em 2 partes: o prato e a tampa. Esse é o tipo mais usado em fábricas de bolo ou por quem trabalha com pronta-entrega e por delivery. Isso acontece porque elas são feitas de materiais resistentes e permitem um transporte seguro do bolo. 

Geralmente, a tampa é feita de um material transparente, o que é ótimo para os clientes visualizarem o bolo antes da compra. Esse produto é facilmente encontrado em lojas de produtos descartáveis e confeitaria, mas também é vendido nos principais e-commerces. 

Outra vantagem é o seu custo-benefício, já que 1 unidade pode custar menos de R$2. A Galvanotek é a marca de referência na produção desse tipo de embalagem e oferece um portfólio com modelos de diferentes tamanhos e formatos. Contudo, por ser feita de plástico, não é muito boa para o meio ambiente. 

Caixa de papelão para bolo: opção mais sustentável

Caixa de papelão é uma opção de embalagem mais sustentável. Fonte: Rizzo Confeitaria

As caixas de papelão são outra alternativa de como embalar bolo caseiro ou confeitado. São confeccionadas com um material mais resistente para evitar danos ao bolo e suportar o transporte. Existem modelos para bolos redondos, quadrados ou retangulares e com alturas variadas. 

Essa embalagem para bolo caseiro também ganha pontos por ser uma opção mais sustentável, já que o papel se decompõe mais rápido no meio ambiente e é reciclável. O custo unitário é maior, portanto, veja se você e os seus clientes podem pagar por isso. 

Embora não sejam transparentes como as descartáveis, é possível personalizar a embalagem com o logo da sua empresa e até colocar etiquetas com informações sobre o sabor do bolo, validade e fabricação. Porém, o preço costuma ser bem mais alto, se comparado com as embalagens descartáveis. 

Saco plástico para bolo: facilita a visualização do bolo

Saco plástico de papel celofane é ótimo para visualizar o bolo. Fonte: Mercado Livre

Embora não seja tão popular, o saco plástico ou de celofane para bolo também é usado para embalar bolo caseiro. Esse produto costuma ser feito com polipropileno ou polietileno, um tipo de plástico mais resistente e recomendado para armazenar alimentos por ser inodoro, atóxico e higiênicos. 

A maioria dos sacos plásticos para bolo são de celofanes e transparentes, o que é ótimo para exibir o produto. Mas existem versões coloridas ou com estampas, apesar de serem mais raras. O custo unitário é barato, o que não encarece tanto o bolo. No entanto, é a opção menos resistente das 3 que citamos acima. 

Papel acoplado ou manteiga: ideal para embalar bolos sem cobertura

O papel acoplado ou manteiga são recomendados para uso culinário e uma das melhores embalagens para bolos caseiros sem cobertura. Afinal, eles ficam rentes à massa e isso danificaria toda a decoração do bolo com chantilly, pasta americana e até glacê. 

A principal vantagem dessa embalagem para bolo caseiro é, sem dúvida, o preço baixo que pode chegar a menos de R$1 por unidade. Por outro lado, não são tão bonitas e atrativas quanto as descartáveis e caixas de papelão. Também perde pontos no quesito resistência, já que não protegem a estrutura do bolo. 

Considere também o tamanho das embalagens 

O tamanho da embalagem para bolo caseiro é outra decisão importante. Afinal, o prato deve ter um diâmetro que o do bolo para deixá-lo bem acomodado e a altura certa para evitar que a cobertura, glacê ou pasta americana toque na tampa e seja danificada

A boa notícia é que existem modelos para bolos redondos, quadrados e retangulares com aros diferentes. Em geral, a dica é comprar uma embalagem com diâmetro de 1 cm a mais que a do seu bolo. Ou seja, se a sua forma tem 17 cm de diâmetro, o ideal é comprar um descartável de 18 cm.

Não esqueça de medir a altura da sua forma de bolo e sempre compre uma embalagem que seja mais alta que ela. Essa dica é válida também se você for escolher uma caixa de papelão ou saco plástico para bolo. Dessa forma, você garante um transporte seguro e não tem problemas ao embalar o seu bolo caseiro. 

Quanto mais unidades o pacote tiver, melhor será o custo-benefício 

As embalagens descartáveis, de papelão e sacos plásticos são vendidas em unidades em lojas de descartáveis e confeitaria. No entanto, o custo unitário pode sair mais caro para as boleiras  com uma demanda alta ou até mesmo para uma fábrica de bolos. 

Se esse for o seu caso, a nossa sugestão é comprar pacotes ou caixas com várias unidades. Apesar de à primeira vista custar mais caro, o preço unitário é mais vantajoso e seu lucro será ainda maior. Além disso, garante que você tenha embalagens por um bom tempo e não precise se preocupar em fazer outra compra, ou pior, deixar seu cliente na mão.

Considere o formato das embalagens descartáveis

O formato pode parecer um detalhe simples, mas é algo que pode dar um toque inovador ao seu bolo. As embalagens redondas, quadradas ou retangulares são as mais populares do mercado, mas também existem modelos em outros formatos. 

As embalagens no formato de coração, por exemplo, são ótimas para bolos feitos nesse tipo de assadeira e serem vendidas no Dia dos Namorados ou das Mães, por exemplo. Também existem as embalagens específicas para fatias, que armazenam apenas 1 pedaço de bolo. 

Como embalar bolo caseiro para vender?

Confira o passo a passo de como embalar bolo caseiro para vender em embalagem de plástico:

  1. Primeiramente, espere o bolo caseiro esfriar antes de transferir para a embalagem. Isso evita a formação de gotículas de água na embalagem. 
  2. Coloque o disco de isopor na base da embalagem e, em seguida, acomode o bolo caseiro. 
  3. Feche a embalagem com a tampa e lacre as laterais com adesivo, se for entregar por delivery. 
  4. Por fim, coloque a etiqueta na embalagem com informações sobre o sabor, data de validade e fabricação. 

Como embalar bolo caseiro com cobertura?

Use um produto com tampa mais alta para embalar bolo caseiro com cobertura. Dessa maneira, você evita que o chantilly, pasta americana ou confeitos encostem na tampa e sejam danificados durante o transporte. Também coloque as dicas que aprendeu acima em prática. 

Como embalar bolo caseiro: dúvidas frequentes

Pode embrulhar o bolo quente?

Não, o melhor é esperar o bolo esfriar para embalar o produto. Isso acontece porque se o bolo for embalado após sair do forno, poderá se desmanchar. Além disso, o vapor concentrado na embalagem estimulará na formação das gotículas de água.

Como transportar bolo com cobertura de chocolate?

Use um disco de isopor no fundo da caixa de papelão para deixar o bolo estável durante o transporte. De preferência, escolha uma caixa com abertura na frente, para evitar a retirada do bolo pelo topo.

Como embalar bolo caseiro para vender com papel filme?

Coloque um disco de isopor embaixo do bolo para dar sustentação, em seguida, embale com papel filme.

Agora você já sabe que existem vários modelos de embalagens para bolo caseiro, cada um com características adequadas a um tipo de bolo. Avalie os formatos, tamanhos, formatos e escolha a melhor embalagem para bolo caseiro para o seu negócio. 

Sair da versão mobile