Por quanto vender brigadeiro? Essa é uma das dúvidas mais comuns entre os empreendedores que estão começando a vender essas delícias. Precificar corretamente é importante para não ter prejuízo e conseguir uma boa renda extra com os brigadeiros.
Neste artigo, ensinaremos o passo a passo de como calcular o custo de venda dos brigadeiros, além de dicas de como aumentar os lucros dos seus docinhos, vamos lá?
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Como calcular o preço do brigadeiro
Precificar os brigadeiros é bastante simples, basta somar todos os ingredientes e custos para fazer a receita e incluir a sua margem de lucro. Para isso, é importante ter em mãos todos os cupons de compra e incluir todas as suas despesas para não ter prejuízo.
Para explicar o passo a passo de como calcular o preço do brigadeiro para vender, usamos como base a receita abaixo:
Liste os preços dos ingredientes da receita
O primeiro passo para precificar os brigadeiros é listar os preços dos ingredientes da receita e as embalagens dos docinhos. Tenha em mãos todos os cupons de compra dos itens e anote-os em uma planilha ou caderno.
Para fazer a nossa receita, gastamos R$ 67,50 com a compra dos ingredientes.
Ingredientes | Custo |
395 g de leite condensado | R$ 7,10 |
200 g creme de leite com 20% de gordura | R$ 5,30 |
1 kg de chocolate em pó | R$ 32 |
500 g de granulado | R$ 9 |
250 g de margarina | R$ 5 |
Plástico filme | R$ 5,50 |
Cento de forminhas de brigadeiro | R$ 3,60 |
Total | R$ 67,50 |
Determine a quantidade de cada ingrediente na receita
Em seguida, calcule os preços de cada ingrediente pela quantidade utilizada na receita. Para fazer isso, vamos considerar duas situações.
Primeiro, quando usamos a quantidade total de um ingrediente, incluímos apenas o preço total do produto. Por exemplo, se compramos 1 lata de leite condensado e a receita usa exatamente essa quantidade, o custo será o valor total da lata.
Por outro lado, quando usamos apenas uma parte do total comprado, precisamos calcular o custo da quantidade específica que será utilizada. Por exemplo, se compramos 1 kg de chocolate em pó por R$ 30 e a receita pede apenas 30 g, usamos a regra de três simples para encontrar o preço correto. Assim, os 30 g de chocolate em pó custariam R$ 0,90.
Além disso, é importante considerar o custo das forminhas e embalagens para armazenar os brigadeiros, fazendo o cálculo conforme a quantidade necessária para a receita.
No caso da nossa receita, ela rendeu 15 brigadeiros e o custo unitário foi de R$ 1,51.
Ingredientes | Custo | Ingredientes da receita | Custo da receita |
395 g de leite condensado | R$ 7,10 | 395 g de leite condensado | R$ 7,10 |
200 g creme de leite com 20% de gordura | R$ 5,30 | 200 g creme de leite com 20% de gordura | R$ 5,30 |
1 kg de chocolate em pó | R$ 32 | 4 colheres de sopa de chocolate (50 g) | R$ 1,60 |
500 g de granulado | R$ 9 | 400 g de granulado | R$ 7,20 |
250 g de margarina | R$ 5 | 50 g de margarina | R$ 1 |
Cento de forminhas de brigadeiro | R$ 3,60 | 15 forminhas | R$ 0,54 |
Plástico filme | R$ 5,50 | – | – |
Total | R$ 67,50 | R$ 1,51 (R$ 22,74 ÷ 15) |
Some os custos variáveis
Após calcular o custo da receita, some ao valor uma margem de 30%. Esse percentual irá cobrir seus custos variáveis, como gás, energia elétrica, tempo de preparo e mão de obra para fazer o brigadeiro gourmet. Embora as despesas com esse tipo de material sejam baixas, você sempre deve considerá-las para não ter prejuízos na venda dos seus docinhos.
Com o acréscimo de 30% no custo unitário de R$1,51, nosso brigadeiro custou R$ 1,96.
Custo | Preço |
Preço unitário do brigadeiro | R$ 1,51 |
Custo variável | 30% |
Total | R$ 1,96 |
Inclua sua margem de lucro
Por fim, calcule o custo de cada brigadeiro dividindo o valor total da receita pelo número de brigadeiros feitos. Por exemplo, se a receita custou R$ 20 e rendeu 40 brigadeiros, cada brigadeiro custará R$ 0,50 (R$ 20 ÷ 40).
Para determinar o preço de venda visando um lucro de 300%, multiplique o custo de cada brigadeiro por 4. Assim, se cada brigadeiro custa R$ 0,50, multiplicando por 4, o preço sugerido de venda seria de R$ 0,50 * 4 = R$ 2,00 por brigadeiro.
Portanto, utilizando este método, o custo de cada brigadeiro seria de R$ 0,50, e o preço de venda sugerido seria de R$ 2,00 por brigadeiro.
No nosso caso, simulamos margens de lucro com 100%, 200% e 300% e, de acordo com o mercado da nossa região, estipulamos a margem de 100% para vendermos o brigadeiro a R$ 4.
Considere também a concorrência
Outra dica para saber por quanto vender brigadeiro é analisar a concorrência. Além de conferir os preços praticados pelos seus concorrentes, também vale a pena comprar alguns docinhos para avaliar a qualidade e até mesmo a apresentação dos brigadeiros, veja quais são os pontos fortes e no que você pode melhorar nos seus doces.
É comum que o seu brigadeiro tenha um preço maior, menor ou esteja na média. No primeiro caso, a dica é tentar reduzir os seus custos de produção ou enfatizar os diferenciais dos seus brigadeiros em relação aos demais. Caso esteja menor, você tem margem para aumentar um pouco o seu lucro ou, se preferir, mant er o preço mais baixo pode ser o seu diferencial.
Periodicamente, reavalie seus custos e preços para garantir que você está cobrando o suficiente para cobrir todos os seus custos e obter um lucro justo.
Ao seguir esses passos e realizar uma precificação adequada, você garantirá que seus brigadeiros cubram todos os custos envolvidos na produção e ainda gerem lucro para o seu negócio.
Como aumentar os lucros com os brigadeiros
Agora você já sabe por quanto vender brigadeiro, é importante usar algumas estratégias para reduzir suas despesas de fabricação e aumentar os lucros dos seus docinhos. Confira nossas dicas.
- Aproveite promoções: supermercados, atacarejos e lojas de festa grandes oferecem ótimos descontos para os ingredientes da receita. Aproveite-os para reduzir o custo de produção dos brigadeiros.
- Compre em grande quantidade: comprar caixas de leite condensado e creme de leite ou pacotes com mais de 1 kg de chocolate e granulado é uma estratégia para o preço do seu brigadeiro ficar mais barato. Isso acontece porque o custo unitário do produto na caixa, por exemplo, é menor do que se você comprasse as unidades separadamente;
- Faça kits promocionais: ofereça descontos ou promoções do tipo leve 5, pague 4, por exemplo. Essa estratégia ajuda a incentivar a compra de mais brigadeirinhos.
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Perguntas frequentes
O preço do brigadeiro de 20 g deve ser maior que R$ 1,50 para você ter lucro. No entanto, para saber o valor exato por quanto vender brigadeiro é necessário calcular os seus custos e adicionar a sua margem de lucro.
Em média, o brigadeiro gourmet tem entre 25 a 30 g. No entanto, o tamanho ideal depende da estratégia de cada doceira.