Como fazer bolo no pote: 4 passos simples

Ainda tem dúvidas sobre como fazer bolo no pote? Saber como montar esse doce do jeito certo é fundamental para que ele fique delicioso e conquiste até os paladares mais exigentes.

Pensando nisso, fizemos esse guia com dicas práticas para você elaborar o bolo no pote da melhor maneira. Você vai se surpreender com o sabor e resultado após seguir esses passos! Continue a leitura.

Como fazer bolo no pote

Como fazer bolo no pote do jeito certo? Aprender a montar essa sobremesa da maneira correta é a melhor forma de evitar desperdício de materiais e garantir que ela fique deliciosa.

Para tanto, você só precisa seguir 4 etapas simples que vamos ensinar logo abaixo. Confira:

Etapa 1: Prepare a massa do bolo no pote

A base do bolo de pote é simples, mas para que ela fique saborosa, ela precisa ser bem feita e com ingredientes de qualidade. Com a receita abaixo você vai conseguir uma massa leve e deliciosa:

Ingredientes

  • 4 ovos
  • 2 xícaras de açúcar
  • 2 ½ xícaras de farinha de trigo
  • 1 xícara de leite quente
  • 1 csp de manteiga 
  • 1 pitada de sal 
  • 1 csp de fermento em pó 

 Modo de Preparo 

  1. Coloque o açúcar e os ovos na batedeira e bata até obter uma massa consistente;
  2. Em seguida, desligue a batedeira e coloque a farinha de trigo aos poucos enquanto mistura com uma espátula até que incorporar bem; 
  3. Dissolva a manteiga no leite e adicione a mistura na massa; 
  4. Adicione o fermento e o sal bata até que a massa fique homogênea; 
  5. Coloque a massa em uma assadeira untada e leve para assar em forno pré-aquecido a 180º por aproximadamente 30 minutos; 
  6.  Tire o bolo do forno e deixe esfriar. Desenforme, esfarele a massa com as mãos e reserve. 

Etapa 2: Umedeça a massa do bolo no pote 

Você já deve ter percebido que os bolos de pote são molhadinhos que os tradicionais, não é mesmo? Para que eles fiquem firmes, você deve umedecer a massa da forma correta.

A calda indicada para umedecer a massa do bolo no pote é a feita a base de açúcar. Para prepará-la, você só precisa ferver 300 ml de água com 200 g de açúcar até obter uma calda homogênea.

Embora você também possa utilizar o leite de coco ou o leite condensado no processo de preparar o bolo no pote, é preciso ter cuidado na hora de utilizá-los para umedecer a massa. Afinal, esses ingredientes estragam rápido.

 Etapa 3: Prepare o recheio do bolo no pote 

O recheio do bolo no pote é tão importante quanto a massa. Ele é o responsável por dar um sabor único à sobremesa e pode ser feito de diversos sabores como brigadeiro, abacaxi, morango, Nutella, etc.

Pensando na importância de você elaborar um recheio saboroso para o seu bolo de pote, separamos essa receita deliciosa para você. Confira:

 Ingredientes 

  • 300 ml de leite integral 
  • 1 lata de leite condensado 
  • 1 cch de manteiga sem sal 
  • 100 g de coco ralado 

 Modo de preparo 

  1. Adicione os ingredientes em uma panela e misture até obter uma mistura consistente; 
  2.  Leve a panela ao fogo médio e mexa até engrossar; 
  3.  Espere a massa esfriar e utilize como recheio. 

 Etapa 4: Monte o bolo no pote 

A montagem é a última etapa. O ideal é que essa sobremesa seja montada em camadas com espessuras de aproximadamente 1 dedo cada.

Assim, o bolo no pote fica com um aspecto mais bonito e profissional como declara a autora do Curso Bolo no Pote Lucrativo, Elaine. 

  1.  Uma colher de sopa de recheio no fundo do pote, para que a sobremesa fique úmida na base; 
  2.  Uma camada de massa esfarelada e umedecida com a calda de açúcar; 
  3.  Outra colher de sopa de recheio; 
  4.  Uma camada de massa umedecida com calda de açúcar; 
  5.  Finalize utilizando o próprio recheio como cobertura e adicione confeitos variados da sua preferência. 

Uma dica bacana é deixar um espaço de cerca de 1 centímetro entre a cobertura e a tampa, assim ela não vai ficar suja quando o pote for fechado. Essa distância também é indicada para quem vai congelar a sobremesa, pois a Elaine alerta que a refrigeração pode fazer com que o doce expanda até a tampa.

Outro alerta da autora do Curso de Bolo no Pote Lucrativo é o seguinte: tanto a massa quanto o recheio devem estar em temperatura ambiente na hora da montagem. Assim, você evita que vapores d’água estraguem a montagem da sobremesa.

E aí, gostou do nosso passo a passo? Como você preparava esse doce antes? Para aprender a preparar esse doce da maneira certa e ainda alavancar as vendas, não deixe de conferir o Curso de Bolo no Pote Lucrativo da Elaine!

Quer saber mais sobre essa sobremesa? Continue acompanhando as nossas publicações!

Até a próxima.

Sair da versão mobile